Não há nada como a própria experiência

Quando criamos cursos de e-learning, nos perguntamos o que faz com que um curso seja efetivo e valioso. É a qualidade do conteúdo? As atividades? O design gráfico?

Sem dúvida, existem muitas respostas válidas, mas, após anos de experiência, podemos dizer que há uma coisa que devemos sempre lembrar: a experiência é a mestra de todas as coisas. As pessoas aprendem com a experiência, e o treinamento baseado em cenários ramificados coloca o foco na prática e na tomada de decisões. Vejamos este caso:

Os trabalhadores de uma empresa de gás e petróleo e gás podiam definir e identificar os principais conceitos de primeiros socorros e também responder às avaliações do curso. Porém, quando ocorreu um acidente, eles não souberam o que fazer, como agir ou como colocar em prática a teoria que tinham incorporado. A empresa precisava de uma solução que ajudasse seus colaboradores a superar essas situações cotidianas, que os ensinasse a tomar decisões de vida ou morte e que, ao mesmo tempo, fosse um espaço seguro para eles aperfeiçoarem suas habilidades.

Escolha sua própria aventura

Então, como vamos enfrentar esse desafio? Como podemos fazer com que os alunos ganhem experiência e permaneçam envolvidos com o curso? A resposta é simples: cenários de ramificação.

Superamos o desafio criando um cenário ramificado, no qual as pessoas deviam decidir o que fazer em cada momento da história. Dessa forma, gerenciavam o rumo de ação e obtinham diferentes resultados. Devem chamar uma ambulância imediatamente ou aplicar os primeiros socorros? A pessoa ferida deve ser movimentada ou deixada no lugar? O que eles devem fazer?

Os cenários de ramificação constroem diferentes percursos de aprendizagem e exploram diferentes situações. O segredo é criar um ambiente seguro para que os alunos tomem suas próprias decisões, o que agrega valor real à experiência de formação. Nos cenários, não há julgamentos, mas procura-se desenvolver a reflexão própria de cada pessoa e ensinar como agir nas situações difíceis, mostrando as consequências de suas decisões e ações. Afinal, um curso efetivo deve incentivar os alunos a pensar como se fosse a vida real.

Como na vida real, mas sem tanto drama

Por que cenários? Vejamos alguns dos principais benefícios:

  1. Aumentam o nível de compromisso do aluno. Os cenários de ramificação exigem que as pessoas pensem e tomem decisões constantemente, mas também que considerem as consequências de suas ações. O objetivo é que os alunos sejam participantes ativos, em vez de apenas observadores passivos. Com os cenários ramificados, os alunos ficam comprometidos e ganham uma experiência muito valiosa.

  2. Falhar é seguro. Está comprovado que os erros não param o processo de aprendizagem. Na verdade, a reforçam. E o mais importante é que os erros se tornam lembranças no longo prazo. Nos cenários ramificados, as pessoas aprendem com seus erros sem ter a pressão de sofrer as consequências. Os cenários criam espaços que reproduzem os desafios e as consequências da vida real, mas são seguros porque não existem riscos reais. É como a vida real, mas sem o drama. Um sonho realizado!

  3. Têm um impacto muito alto no que diz respeito à retenção e à transferência. Queremos que as pessoas se lembrem e apliquem o que lhes ensinamos. Quando fazemos os alunos pensarem como se estivessem diante de um desafio real, estamos lhes ensinando a aplicar o conhecimento. A prática e a experiência são a melhor combinação para garantir a retenção e transferência de conhecimento.

Vale a pena?

Vale a pena todo o esforço para atingir esses objetivos? Definitivamente.

Desenvolver um treinamento baseado em cenários certamente leva tempo, mas os benefícios valem cada segundo.

Agora, queremos que você nos conte sobre sua experiência: você já usou cenários ramificados em suas soluções? Você fez um curso que tinha cenários? Você pode pensar em um problema que resolveria com cenários ramificados?

Ou, talvez, você tenha perguntas.

Deixe um comentário!

O que você está esperando para criar sua própria solução baseada em cenários?

Conclusões

  • Os cenários fornecem exemplos concretos de conceitos abstratos: eles permitem que o público aplique a aprendizagem em contexto, em vez de simplesmente lembrar fatos.

  • Ao permitir que os alunos apliquem os conceitos em situações da vida real, a aprendizagem profunda é promovida e são avaliadas diferentes perspectivas.

  • Se aplicados corretamente, os cenários aumentam a empatia e oferecem maior perspectiva em relação aos desafios que outras pessoas enfrentam.

  • Os usuários aprendem a partir da ação: suas decisões controlam a história, portanto podem ver e sentir o impacto que causam nas outras pessoas.

  • Os cenários aumentam a motivação, o interesse e a retenção do material pelos alunos.

Add comment